domingo, 19 de setembro de 2010

o estado da investigação

Convém recordar que as perguntas que norteiam a investigação em curso sobre o estado da literatura (em Faro) são as seguintes:

  1. Que escritores residem em Faro?

  2. Que grupos de escritores ou de escrita ou de leitura existem em Faro?

  1. Em que locais em Faro se reúnem os escritores?

  2. Que editores e que edições literárias têm sede em Faro?

  1. Que apoios existem em Faro para a literatura?

  2. Quem divulga/apoia em Faro os escritores que aqui residem?


Neste ponto da investigação as três primeira perguntas já receberam respostas que permitem chegar a algumas conclusões, o que não se passa com as restantes três.


Na verdade, parece que se pode afirmar com alguma segurança que existem em Faro cada vez mais pessoas a escrever mas existem poucas pessoas que se interessam (as pessoas estão desligadas), o que faz com que não exista uma verdadeira cena literária, aparecendo o Draculea Café Bar como o único lugar onde existe um actividade literária continuada (22 edições do Draculea Café Poesia), ainda que temporariamente interrompida.


Sem prejuízo de a investigação continuar a incidir sobre todas as perguntas, irei agora dar mais atenção às três últimas.


Quem quiser pode ainda responder a essas perguntas à laia de questionário (como tem acontecido) e/ou dar sugestões/indicaçõe sobre qualquer um dos pontos.


Além do mais, aguardo o retomar do Draculea Café Poesia numa destas terças, onde conto participar, e vou tentar estar nas primeira Leituras Perniciosas.


Cruzeiro Seixas

 Ouvir.