terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Palavras

 Terminados dois projetos literários comecei este ano a escrita de um diário, onde aqui e ali entram textos de outra natureza, sem lugar próprio, que normalmente acabariam despejados na Internet. O texto que se segue é um deles, a que resolvi dar existência digital.


AS PALAVRAS

 

As palavras podem ser ditas, podem ser escritas, podem ser silenciadas, mas fogem sempre umas atrás das outras em loucas correrias. Podes segui-las, podes correr com elas, mas não podes, na verdade, controlá-las.

As palavras podem aprender truques, podem fazê-los para ti, mas serão sempre selvagens, livres, e nunca se sujeitarão verdadeiramente à tua vontade. Rir-se-ão sempre de ti, trocarão cúmplices piscares de olhos e brincarão umas com as outras, ignorando-te como deuses que na verdade são.

As palavras são espúrias, estranhos e singulares recipientes cheios de tudo e de nada. Podes dizer as palavras, podes escrever as palavras, podes até silenciá-las, mas elas sempre se dirão a si mesmas, sempre se escreverão a si mesmas, ao mesmo tempo que te dizem e te escrevem.

Cruzeiro Seixas

 Ouvir.