quinta-feira, 26 de agosto de 2010

uma investigação

Aconteceu-me, por estes dias, fazer parte de uma comissão para a preparação e publicação de uma Antologia com o título A Arte de Varrer o Pátio e ficar surpreendido com o número e a qualidade dos escritores residentes em Faro, muitos dos quais não conhecia. Aconteceu-me também, no mesmo período, ter deparado na Internet com alguns relatórios sobre o estado da literatura em diversos países.


Este conjunto de circunstâncias despertou em mim o desejo de iniciar uma investigação sobre o estado da literatura. Como sou modesto e resido em Faro (não necessariamente por esta ordem), decidi circunscrever essa investigação (já iniciada) a Faro e dela ir dando notícia neste blog.


As perguntas que de momento norteiam a investigação são as seguintes:

Que escritores residem em Faro?

Que grupos de escritores ou de escrita ou de leitura existem em Faro?

Em que locais em Faro se reúnem os escritores?

Que editores e que edições literárias têm sede em Faro?

Que apoios existem em Faro para a literatura?

Quem divulga/apoia em Faro os escritores que aqui residem?


Quem quiser de alguma forma ajudar a responder a estas perguntas pode contactar-me pelo e-mail ali em cima à direita.

2 comentários:

  1. Uma vez que o Luís não pensou (conforme confidenciado duas entradas acima) neste conjunto de questões como um questionário, tomo a liberdade de responder a uma delas, uma vez que para as outras questões ignoro a(s) resposta(s):

    "Em que locais de Faro se reúnem os escritores?"

    Respondo: todas as terças-feiras acontece um encontro de artistas (no sentido não-pindérico da palavra... se é que há um!), entre escritores, músicos, artistas plásticos etc., no DRACULEA Café Bar, sob o nome de DRACULEA Café Poesia; o DRACULEA Café Poesia encontra-se de momento de férias, regressando em Setembro quando se iniciarem as aulas da universidade; para quem tenha dúvidas acerca do "Poder" da Arte, posso dizer que o próximo DRACULEA Café Poesia será a 23ª edição... mais posso informar que, semanalmente, oferecemos um livro ao melhor cliente da noite, contando para isso (para já) com o apoio da Temas Originais Editora que contribui com um título por mês... para além do DRACULEA Café Poesia, estes artistas reúnem-se com regularidade no DRACULEA Café Bar, acontecendo amiudemente encontros e sessões de poesia e de discussão espontâneos... nomes como Ursula Mestre, Mara Barth, Vânia Martins (artistas plásticas), Fernando Pessanha, João Cuña, João Ventura, Rui Cabrita (actor), Tiago Marques (músico e escritor), Filipe Santos (apresentador do programa País Relativo na RUA FM), Nuno Fernandes (realizador da curta-metragem "Mar d'Outubro"), Rogério Cão (poeta) podem ser facilmente encontrados por estas bandas... mais do que o já (d)escrito... só posso mesmo fazer o convite a que apareçam para conhecerem o DRACULEA Café Bar e o seu ambiente...

    P.S.: não somos um bar gótico... DRACULEA é um acrónimo que significa Domus Regia Artis CULtus Et Amicorum, ou seja, Casa Real da Arte, da Cultura e dos Amigos...

    ResponderEliminar
  2. Nota: Fernando Pessanha, João Cuña e João Ventura são músicos.

    ResponderEliminar