quarta-feira, 1 de setembro de 2010

lit.algarve

A investigação sobre o estado da literatura toma um novo caminho com o conhecimento da próxima realização do primeiro Festival Internacional de Literatura do Algarve, o lit.algarve 2010, que decorrera entre 16 e 19 deste mês em diversos locais do Algarve, e que é dinamizado pela ALFA, Associação da Literatura e do Filme do Algarve.

Oscilo entre a satisfação (pela realização do Festival) e o espanto (ligeiro) de ser realizado por estrangeiros residentes em Portugal. Na verdade conheço no Algarve outras situações ligadas às artes plásticas.

Português que sou, apetece-me lamentar-me e intrigar, o que sem dúvida suscitaria que mais pessoas participassem nesta discussão, sobretudo se eu jogasse umas achas na fogueira, dizendo que, perante isto, quero é ser estrangeiro, ou que os portugueses gostam é de falar mal e fazer pouco, o que se estende sem dúvida ao meio literário.

Mas não vou fazer nada disso. Vou é congratular-me com o o Festival, participar e continuar a investigação. E viva a literatura.

Programa completo.

Cruzeiro Seixas

 Ouvir.